quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cliente cadastrado pode ser beneficiado várias vezes.

Alguns clientes vêem até nós com o objetivo de negociar. Dizem que gostam do Café com os Anjos e que gostariam de saber se seria possível conceder descontos para os funcionários de sua empresa - o que seria interessante para nós, porque a empresa tem muitos funcionários. Como essa proposta é corriqueira, vamos considerá-la para tentar mostrar o que a percepção natural não alcança. A intenção é mostrar como a ideia de vincular o seu nome à sua empresa para obter maior poder de negociação não é tão vantajosa quanto o nosso programa de cadastramento de clientes para beneficiá-los.

Como a ciência recomenda, vamos colocar dúvidas sobre o habitual e duvidar da experiência comum (note que existe diferença entre experiência comum e experimento científico). Galileo, por exemplo, deixou de lado a experiência comum que dizia que os corpos param de se movimentar por ausência de força, do tipo: você parou de empurrar a cadeira, logo não há mais força movimentando-a, então, a cadeira parou. Nosso cientista demonstrou que os corpos não param por que a força acabou, mas por causa do atrito que exerce resistência ao movimento constante do objeto. Como ele fez isso? Calculou a média matemática dos intervalos de bolas subindo e descendo um plano inclinado e concluiu que o movimento em linha reta deveria ser um Movimento Retilíneo e Uniforme (MRU). Tem gente que não sabe, mas a Física Teórica é a expressão matemática da natureza, não é um relatório sobre suas peculiaridades e seus contornos. Os conceitos que temos sobre a Natureza não são relatos de situações do mundo, mas projeções teóricas que estabelecem relações (no caso da Física, em temos matemáticos). É importante notar: o Movimento Retilíneo e Uniforme não pode ser encontrado na Terra naturalmente e Galileo não viajou para o espaço (rs) - ou seja, o MRU não é uma observação da natureza, mas uma dedução matemática dos dados do seu experimento. 

Seguindo o exemplo da ciência, vamos sair um pouquinho da experiência comum. O primeiro passo é fazer o exercício de colocar suas intuições e experiências de lado - passe um tempo sem acreditar nelas. Vou colocar alguns dados para você verificar.

Desde meados de fevereiro deste ano, quando começamos a fazer o processo de cadastramento de nossos clientes, registramos clientes de 34 empresas (esses dados não estão atualizados por falta de tempo mesmo). Dentre essas empresas, existem algumas que têm funcionários suficientes para que preencha o dia do Café com os Anjos inteiro - sem que a gente precise se preocupar com mais ninguém.

Dessas 34 empresas, com exceção dos clientes do IBMEC - que representam 19,60% dos nossos clientes cadastrados -, nenhuma delas representam mais do que 4% desses mesmos clientes.

Agora imagine o seguinte: 

"Pense numa escala em que 100 (cem) representa o maior poder de negociação possível do cliente com relação à nossa empresa e 0 (zero) representa o poder mínimo que um cliente tem para negociar conosco. Pense também que você faz parte de uma das 34 empresas que dissemos acima. Raciocinando em cima dessas duas premissas, você decide reunir os seus colegas da sua empresa que gostam de frequentar a nossa loja com o objetivo de que juntos vocês possam negociar condições melhores para todos. Nesses termos, numa escala de 100 e se você for do IBMEC, então, a sua força de negociação será de 19,60; agora se você for de uma das outras outras 33 empresas você terá um índice de força de negociação de no máximo 4,41 e no mínimo 0,49. Ou seja, em qualquer dos casos a sua força de negociação é bastante reduzida."

Agora pense no Sistema do Café com os Anjos. Qualquer cliente cadastrado já possui força de negociação. Por quê? Sem você saber, existem pessoas com desejos e necessidades parecidas com as suas que também  frequentam nossa empresa. Por exemplo, pensemos que você se interesse nos nossos salgados, então, se você não for do IBMEC sua força de negociação vai de 4,41 (que é a força que você e seus colegas têm) para 30,90 por causa da porcentagem de Clientes Cadastrados que também se interessam pelos salgados; se o seu interesse for café da manhã, então, sua força vai de 4,41 para 36,76; se você quiser sobremesas, então, o índice vai de 4,41 para 22,55 e para os sucos vai de 4,41 para 29,90. Você se torna potencialmente abarcado pelos nossos benefícios. Isso ocorre, em primeiro lugar, porque temos como agrupar interesses e transformá-los em oportunidades para os dois lados, o do cliente e o da empresa. Segundo porque um e-mail que você mandar poderá ser o suficiente para que possamos ajustar as suas necessidades com as nossas - afinal de contas, com o canal aberto para a comunicação é bem mais fácil, não? Terceiro porque temos interesse em transformar os clientes cadastrados em nossos parceiros, de tal forma que nem precisemos  pensar nos clientes passageiros.

Não é só isso! No Café com os Anjos procura-se desenvolver um elo entre cliente e empresa que ultrapassam as formas de negociação, porque tentamos atribuir mais valores à relação cliente-empresa por meio da confiança, da atitude, da atenção e da certeza de que entre os nossos clientes e nós mesmos pode surgir a amizade, admiração, projetos, etc.

Gosto de pensar que meu Pai e eu somos pessoas trabalhando com outras pessoas num objetivo em comum: servir as necessidades e desejos de outras pessoas no que diz respeito à Alimentação Fora de Casa. Gosto de pensar que meu Pai e eu fazemos muitos contatos com muitas pessoas diferentes todos os dias e que elas, no dia de amanhã, podem ser as Chaves quando as portas estiverem fechadas e possam ser a testemunha mesma de nossas ações. Gosto de pensar que, às vezes, as pessoas levam boas lembranças nossas para as suas casas, assim como nós levamos algumas para a nossa casa. Enfim, penso que trabalhamos num ambiente de vida e não vivemos uma vida num ambiente de trabalho e que trabalhamos para melhorar -  naquilo que nos diz respeito - a vida de algumas pessoas.

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