terça-feira, 24 de maio de 2011

Debate com nosso Cliente na Rede Minas

Debate na Rede Minas - Programa Palavra Cruzada - com o nosso cliente Márcio, Economista e Coordenador do Curso de Economia do IBMEC - MG, sobre a Inflação.
Assista clicando aqui.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Marketing e Fidelização - Parte 1

Uma das atividades mais importantes do Marketing é a Fidelização dos clientes. Vou argumentar sobre a ideia de que o termo é anacrônico, mesmo que o trabalho em torno da fidelização seja eficaz para os profissionais de marketing habilidosos.

O que é a Fidelização? Uma lição importante do Marketing é a de que toda empresa deverá ter o foco no cliente, não no próprio negócio. Melhor dizendo, é a partir do reconhecimento das características, das necessidades e dos desejos dos clientes que a empresa deverá se desenvolver. O cliente é o eixo de todas as ações. Consequentemente, fidelizar é, em primeiro lugar, demonstrar ao cliente que a empresa o conhece, e, depois, que tem a capacidade de realizar as ações necessárias para atendê-lo bem. Não é só isso, é também demonstrar que a empresa está comprometida com você.

Fazendo com que o cliente entenda o comprometimento da empresa com seus clientes (com você) e das vantagens de obter os seus produtos/serviços, os profissionais do marketing esperam a fidelização do cliente. Quer dizer, esses profissionais esperam o compromisso do outro lado, ou seja, que das suas ações surja também o compromisso do cliente com a empresa.

Tudo isso parece razoável para você, não é? Quer dizer, agora parece ainda mais importante o compromisso que deve ter o empreendedor de fidelizar os seus clientes, não? Ora, por um lado, a empresa tenta fidelizar  e se esforça mais em melhorar seus produtos/serviços para atender bem o cliente. Por outro, o cliente compreende os esforços da empresa e aprende a lição de que essa empresa específica provavelmente o atenderá melhor e escolhe comprar sempre daquela determinada marca. Ambos saem com mais, porque os dois lados se ajudaram reciprocamente. Tudo isso é muito razoável.

É essa a ideia em torno das atividades de fidelização da forma como é idealizada. Mas, será que a história está bem contada? Será que essa é toda história? Será que o termo é apropriado, afinal de contas as palavras não são únivocas, elas são equívocas (ou seja, admitem vários significados: será que para o cachorro Fiel; o amigo Fiel; o marido Fiel e o cliente Fiel, a palavra "Fiel" representa a mesma coisa em todos os casos?)?

Se você se interessou pelo texto e quer ver o desenrolar da argumentação, aguarde o nosso próximo post, ok?.
Acompanhe-nos aqui no Blog! Sugira temas. Participe dando as suas contribuições.
É sempre um prazer ter um bate papo com pessoas interessantes!